(81) 3771.1136 • 3771.1137

atendimento@condominioideal.com.br

Meu Condomínio Ideal

Como cultivar plantas em apartamento?

Uma grande preocupação dos condôminos é como trazer o bem-estar do jardim para dentro dos condomínios. Mas quem disse que morar em apartamento é sinônimo de viver longe do verde das plantas? As plantinhas são grandes companheiras, fazem as trocas gasosas que deixam o ambiente com ar mais puro, são leves, agradáveis e, além disso, são uma ótima opção de decoração. Neste post, mostraremos como é possível manter as plantas no apartamento  de modo simples e eficaz.

Para começar, existem plantas para todos os gostos: para quem vive a trabalhar ou viajar, ou para quem ama ficar na jardinagem constantemente. O segredo é escolher a planta certa: de modo geral, plantas em apartamento devem ser aquelas que gostam de ficar à sombra ou à meia luz e, dependendo do seu tempo para cuidá-las, as que não precisam de muita água. 

 

Plantas em apartamentos: espécies que melhor se adaptam

Desde que penetre luz no ambiente, é possível ter a presença de plantas em apartamentos em  qualquer um dos cômodos, basta ficar atento às espécies que se adaptam  à luminosidade do espaço. Vejamos algumas. 

 

Lança de São Jorge

A Lança é uma planta muito resistente, precisa de pouca iluminação, água e quase nada de adubação. É ótima para pôr em ambientes de sombra da casa, como banheiros ou um cantinho mal iluminado da sala. Além disso, possui o misticismo de proteção do lar, absorvendo energias negativas. Pode ser encontrada em supermercados ou sementeiras.

 

Rega

Uma vez por semana.

 

Adubação

Adubo mineral misto, NPK 4-14-8 (4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio)

 

Não há poda.

 

Cactos e suculentas

Essas plantas são as queridinhas dos condôminos, porque, devido aos seus tamanhos pequenos, podem ser postas em mesas, balcões e pranchas e, em qualquer cômodo da casa, à meia luz ou luz direta. Contudo, como são plantas desérticas, precisam receber luz direta ao menos três vezes por semana, por isso, convém cultivá-las na varanda ou próximo às janelas. Elas também possuem diversos formatos, sendo um coringa para a decoração.

 

Rega

Essas plantas não exigem tanta água, portanto fique atento para não encharcar a raíz.   Regue-as uma vez por semana, no verão, e uma vez por mês no inverno, e será suficiente.

 

Adubação

Essas plantas são adubadas raramente, mas quando necessitam, deve-se utilizar adubo NPK 4-14-8 ou 08-09-09.

 

Não há poda

 

Jibóia

Outra opção muito versátil de planta para apartamento é a jibóia, pois pode ser plantada na terra ou na água, compondo decorações em vasos diversos. Além disso, é ótima para ser instalada em prateleiras, pois suas folhas ficam pendentes, formando cortinas verdes e deixando uma sensação charmosíssima de selva suspensa em casa. 

 

Rega

A rega deve ser feita duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. A quantidade vai depender da umidade da terra. Para averiguar, o toque é suficiente.

 

Adubação

A planta se adapta bem a fertilizantes orgânicos e deve ser adubada a cada três meses. É importante misturar a terra de modo que ela fique bem fofa. 

 

Poda

Devem ser podadas para retirar os galhos mal formados e as folhas secas e amareladas. Além de, quando ela crescer demais e você quiser apará-las.

 

Palmeira ráfia

Ótimas opções para apartamentos, essa planta tem folhagens esparsas e dá uma sensação de que você não está longe do jardim. Grande e imponente, essa espécie precisa de poucos cuidados, sendo ótima opção para quem não passa muito tempo em casa.  Também precisa ficar à sombra a fim de manter suas folhas sempre verdes e vistosas. Para isso, a rega não deve ser frequente. Quando adulta, chega a medir de 2m a 4m de altura e apresenta folhas estreitas e frisadas, sendo uma alternativa muito boa de decoração para salas e quartos.

 

Rega

A rega se dá tanto na terra como nas próprias folhas, como por exemplo, se instaladas em ambientes secos, como os climatizados, é importante regar a folhagem para evitar pontas amareladas. Em ambientes à sombra, como os apartamentos, a rega deve ser feita a cada 15 dias no verão. No inverno, basta colocar água uma vez por mês.

 

Adubação

A palmeira ráfia precisa de pouca adubação, sendo ideal para moradores que não têm tanto tempo para cuidar do seu jardim no apartamento. Desse modo, para manter suas folhas sempre firmes e verdes, é necessário adubá-la com fertilizante NPK 10-10-10 uma vez por ano.

 

Poda

Para conter o crescimento dessa verdadeira árvore de apartamentos, é recomendável realizar algumas podas. Cortar as folhas também é uma forma de remover as pontas queimadas ou escurecidas.

 

Begônia

Flores! Por que não? As flores também podem dar seu ar da graça nos apartamentos, deixando-os muito mais lindos. A begônia, por exemplo, é um ótimo tipo de flor que se adapta  bem à luz indireta. De uma grande variedade de cores e formatos, deve-se, apenas, ter o cuidado de deixá-las perto de janelas ou varandas.

 

Rega

As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, molhando apenas a terra, nunca as folhas e flores. Entretanto, se suas folhas estiverem amarronzadas, é sinal que precisam de água, sendo assim, regue mais o solo.

 

Adubação

Deve ser realizada a cada dois meses com torta de mamona, húmus de minhoca ou NPK 10-10-10.

 

Poda

É interessante podá-la para incentivar o nascimento de novos brotos. Para isso, o corte deve ser feito na diagonal e sempre acima de uma folha. Também é importante tirar as folhas secas e  doentes para evitar que elas contaminem o solo.

 

Samambaia

Uma planta imponente, que mostra seu volume exuberante logo de cara. Aprecia viver à meia sombra, em um ambiente protegido de ventos fortes. Pelo seu grande tamanho, é ideal para ser instalada na sala ou varanda. É perfeita para quem gosta de mimar suas plantas todos os dias. 

 

Rega

Deve-se regá-las diariamente e com aplicação de água em suas folhas. É fundamental que as samambaias sejam cultivadas em ambientes úmidos cujos solos também estejam úmidos. Mas, atenção para que seja apenas umidade, evite ensopar a areia. Elas precisam ser regadas diariamente, mas de forma pausada, pois se irrigadas em demasia, ficarão encharcadas e, possivelmente, morrerão.

 

Adubação

Samambaias exigem cálcio, prefira nutrientes orgânicos a partir de farinha de ossos e cascas de ovos. Além de cascas de bananas e borra de café.  O adubo influenciará no desenvolvimento da planta. Além disso, os nutrientes devem ser aplicados mensalmente. 

 

Poda

Corte apenas as folhas mortas ou danificadas e elas voltarão a crescer bonitas.

 


Como conciliar plantas e animais no mesmo ambiente?

Os pets veem as plantas como brinquedos. Por isso, sua conduta é de “destruir” os brinquedinhos verdes. Contudo, existem algumas dicas para manter esse relacionamento mais harmonioso, deixando sempre seu pet feliz:

  • Suspenda as plantas: prefira pôr as plantas acima de móveis ou suspensas em prateleiras ou no teto;

  • Adquira vasos pesados e grandes: vasos de argamassa ou até de cerâmica, que sejam pesados, evitam que os animais consigam virá-los ou atingir as plantas. 

Em resumo, é sim muito possível ter plantas em apartamento. Como vimos, há espécies que se adaptam a pouca luz e não exigem muitos cuidados e nem rega tão frequente. Sendo assim, mesmo que você tenha uma vida corrida, poderá ter suas plantinhas em casa.

 

Compartilhe este artigo com aquele seu amigo que precisa de uma mãozinha para cuidar das plantas e se precisar de ajuda, entre em contato conosco. 

Falar com Auxiliadora Condomínio Ideal



Veja outras notícias

FALA CONDÔMINO

Faça uma sugestão ou crítica construtiva sobre o seu condomínio.

Acessar