(81) 3771.1136 • 3771.1137

atendimento@condominioideal.com.br

Meu Condomínio Ideal

Saiba quais serviços de manutenção devem ser feitos periodicamente nos edifícios

Com que frequência devem ser realizados serviços de manutenção nos condomínios de edifícios? É fundamental que o síndico e a administração do condomínio estejam atentos à frequência com que cada um dos equipamentos do condomínio devem receber cuidados. Confira a seguir algumas orientações sobre isso:

 

Extintores

Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados anualmente para determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.

Os extintores com carga de CO2 (Dióxido de Carbono) devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10%, o extintor deverá ser recarregado.

A cada 5 anos, deverá ser realizado o ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores.

 

Limpeza da caixa d'água

Deve ser feita duas vezes por ano e de preferência por um profissional ou empresa especializada no serviço. Na limpeza da caixa d'água, devem ser observados os seguintes aspectos:

Estrutura externa do reservatório de água;

Escovação das paredes internas e da tampa;

Remoção do lodo, manchas e sujeira em geral.

 

Inspeção predial

Desde 21 de maio de 2020, está em vigor a Norma técnica ABNT NBR 16747. Intitulada “Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento“, a Norma “tem por objetivo constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação, seus sistemas e subsistemas, de forma a permitir um acompanhamento sistêmico do comportamento em uso ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação”.

A NBR 16747 não define a periodicidade das inspeções, mas no geral, é recomendável seguir ao seguinte:

Condomínios e edifícios até 15 anos de existência: inspeção predial a cada 5 anos; e se em local de grande impacto do meio ambiente, como praias por exemplo, 3 anos.

Condomínios e edifícios entre 15 e 30 anos de existência: o ideal é realizar a inspeção predial a cada 2 anos.

Condomínios e edifícios com mais de 30 anos de existência: inspeção predial anualmente.

 

Elevadores

A manutenção preventiva de elevadores deve ser feita uma vez por mês e pode ser realizada pelo fabricante do equipamento ou por outra empresa especializada. Além da manutenção mensal, completados 15 anos do equipamento, é recomendável realizar um serviço de reestruturação mais completo, o que inclui a troca de peças desgastadas.

 

Dedetização

A dedetização do condomínio serve para afastar pragas e insetos e deve ser feita por empresa especializada duas vezes ao ano e com aviso prévio aos condôminos. Eles também devem ser informados sobre os cuidados que devem ter durante o serviço.

 

Precisa de ajuda para realizar serviços de manutenção no seu condomínio

Entre em contato conosco através deste link.



Veja outras notícias

FALA CONDÔMINO

Faça uma sugestão ou crítica construtiva sobre o seu condomínio.

Acessar