(81) 3771.1136 • 3771.1137

atendimento@condominioideal.com.br

Meu Condomínio Ideal

Aprenda a limpar as cerâmicas da casa

Os revestimentos cerâmicos são tão comuns nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço dos apartamentos que mal nos perguntamos por que a sua tamanha utilização. Eles são pedras cerâmicas esmaltadas excelentes para áreas molhadas, uma vez que funcionam como revestimentos impermeáveis, protegendo os outros ambientes do apartamento, como quartos e salas. Além disso, são de fácil limpeza para espaços que têm uma maior presença de bactérias e gorduras.

 

Falando nisso, quem nunca se viu louco com um banheiro todo manchado? Nas paredes de cerâmica, geralmente, são fixados objetos que deixam brechas difíceis de limpar, deixando-as engorduradas. O que acaba por dar aquela aparência de sujeira. Para piorar, a limpeza das manchas não é das mais fáceis e, geralmente, requer mais esforço do que as das outras superfícies do apartamento. Sendo assim, veremos algumas soluções para a limpeza dessas vedações.

 

Onde o revestimento cerâmico é usado nos imóveis

 

Os revestimentos cerâmicos se apresentam na forma de azulejos, cerâmicas, porcelanatos e pastilhas. E podem ser usados em pisos e paredes internas, tais como: banheiros, cozinha e até mesas, além de áreas externas, como piscinas, decks, escadas, churrasqueira e fachadas. Isso ocorre porque sua superfície é de fácil limpeza, auxiliando na manutenção.

 

Entretanto, nada impede seu emprego em áreas secas, ainda mais quando são aplicados os azulejos decorados. Eles dão um toque de decoração em qualquer ambiente, deixando-o mais charmoso e aconchegante. 

 

Os benefícios de usar revestimentos cerâmicos 


São vários os benefícios dos revestimentos cerâmicos mas há dois que se sobressaem, eles são sua capacidade refratária à luz solar,  que impede a ação da umidade na corrosão das paredes, o que reduz os custos de manutenção e conservação; e a sua promoção à higiene, que se deve à sua superfície vitrificada, com poucos poros, permitindo o pouco acúmulo de sujeira. Além disso, possuem outras vantagens, tais como boa qualidade, bom conforto térmico e acústico, bom custo-benefício, facilidade de aplicação, boa durabilidade, alta resistência e  propriedades antibacterianas.

 

Outro benefício é a sua diversidade. Entre cerâmicas, porcelanatos, azulejos e ladrilhos, existem uma diversa variedade de tamanhos, cores, texturas e resistências ao peso e ao movimento em cima do piso. Tornando seu uso mais acessível a todos os condôminos.

 

Formas de limpar a cerâmica da casa

 

Detergente e vinagre

 

  • Passe um pano na parede que irá receber a mistura;

  • Misture num recipiente detergente, vinagre e água morna;

  • Umedeça uma bucha com a solução e inicie a limpeza das cerâmicas de modo circular;

  • Deixe agir por cinco minutos;

  • Passe um pano limpo para retirar o produto.

Água, vinagre, bicarbonato de sódio e detergente

 

  • Misture um litro de água, um copo de 250ml de vinagre branco, uma colher de sopa de bicarbonato e duas colheres de sopa de detergente;

  • Misture toda solução e, depois, passe pano na superfície com um rodo ou com a mão;;

Essa solução elimina os germes e ajuda a tirar o cheiro forte.

 

Desengordurante

 

  • Passe o produto por toda a superfície, com movimentos suaves de baixo para cima; 

  • Depois de dez minutos, passe um pano limpo e umedecido para tirar o resíduo do detergente e da gordura;

  • Depois que os azulejos secarem, passe um pano seco para dar brilho.

 

Detergente

 

  • Ponha 10 gotas de detergente neutro em um litro de água morna;

  • Aplique a solução na superfície e, depois, enxague;

  • Depois que os azulejos secarem, passe um pano seco para dar brilho.

 

Alguns cuidados podem fazer diferença na limpeza das cerâmicas

 

  • Utilize uma bucha para tirar as manchas de sabão antes da limpeza propriamente dita, isso ajuda a amolecê-las;

  • Disponha de algodão ou escova de dente para limpar os rejuntes dos cantos;

  • Limpe as paredes primeiro e deixe o chão por último.

Frequência na limpeza das cerâmicas

 

É importante lembrar que o revestimento cerâmico é formado pelo conjunto argamassa de assentamento + rejunte + pedra cerâmica, desse modo, é fundamental dar atenção igualmente ao rejunte,  que também fica exposto. Nesse sentido, faz-se necessária uma rotina na limpeza desses pisos, painéis ou paredes, para que não haja acúmulo nos espaços entre as peças. 

 

Portanto, é recomendável a limpeza semanal com um multiuso ou detergente. É importante também ler sempre o rótulo das embalagens dos produtos de limpeza, para identificar se eles declaram alguma exceção de uso.

 

Limpeza da cerâmica pós-instalação

 

Após o fim da obra, chega o momento de reorganizar tudo. E para que a finalização se realize de maneira prática e eficaz, convém saber quais produtos de limpeza utilizar. Para dar uma mãozinha, apresentamos algumas dicas que ajudarão na tarefa. 

 

Tão importante quanto conhecer os produtos adequados é dar atenção ao manuseio deles, pois a utilização sem cuidado poderá causar acidentes ou até mesmo danos à cerâmica.     

 

  • Limpador pós-obra geral: Este produto é ideal para obras e reformas, pois é capaz de remover, em qualquer ambiente,  manchas, sujeiras e resíduos  de entulhos de superfícies variadas. Além disso, é simples manuseá-lo, basta seguir as instruções determinadas pelo fabricante.  

 

  • Limpador pós-obra rejunte cimentício : De fácil aplicação, o produto atua como removedor de cimento, rejuntes  ou resíduos de argamassa.  

  

Ao usar soluções caseiras para limpeza, convém manipular o produto com cautela, pois o uso, sem cuidado, poderá prejudicar a peça que se pretende cuidar. Portanto, evite usar soluções abrasivas.  

 

Produtos proibidos para cerâmicas

 

Apesar de muito querida na hora da limpeza pelos moradores, a água sanitária, diferente do que muitos pensam, não é indicada para a limpeza de cerâmicas. A solução a base de cloro pode limpar a superfície num primeiro momento, mas, com o tempo, danifica o acabamento da cerâmica e pode até gerar manchas definitivas. E ninguém quer isso, não é mesmo? Ainda mais quando seu revestimento é um painel de azulejos desenhados. Além disso, os produtos abrasivos, por terem maior poder de atrito, com o tempo, também danificam a superfície. 

 

E se “sujeira” não for causada pelo uso?

 

Há algumas avarias que surgem em assentamentos cerâmicos devido a sua má instalação. Nesse caso, o problema pode se tornar visível na hora mesmo ou com o tempo de uso, mas nada tem a ver com o manuseio do morador. 

 

Para citar um exemplo, existe a eflorescência, que é o acúmulo de sais, os quais deveriam ficar na base da placa, mas que, por um assentamento incorreto que provoque infiltração, emergem na superfície da pedra. 

 

Há outros itens também, os quais estão presentes na NBR 13753, que se deve estar atento para não gerar patologias e fissuras nos revestimentos.


Compartilhe essas dicas com seus amigos e se precisar de ajuda, entre em contato conosco. 

 

Quer receber uma Consultoria Gratuita em Governaça Condominial? Clique aqui. Disponível para Condomínios em Recife.



Veja outras notícias

FALA CONDÔMINO

Faça uma sugestão ou crítica construtiva sobre o seu condomínio.

Acessar